CITARA

Certame Internacional de Tunas Académicas da Região Alentejo

O CITARA é o Festival que honra a cidade de Évora e a Universidade de Évora tendo como objectivo mostrar à cidade de Évora o melhor que se faz, a nível musical, pelas várias Tunas Académicas espalhadas pelo país e a nível Internacional.

1º dia - Noite de Serenatas realizada na escadaria da Sé de Évora e continuação com arraial académico.
2º dia - Começa com o “passacalles” pelas ruas de Évora, termina com o festival em questão.
Os prémios atribuídos para este concurso por norma são: Melhor tuna, Tuna Mais Tuna, Melhor Instrumental, Melhor Solista, Melhor Pandeireta, Melhor Porta-Estandarte, Melhor Serenata e Melhor Passacalles.

Noite de Tunas

A "Noite de Tunas" é um Encontro de Tunas sem carácter competitívo. Tornou-se, ao longo dos anos, na "noite de referência" da Queima das Fitas da Universidade de Évora. Vivendo do grande Espirito Académico que sempre existiu na nossa Academia, afirma-se hoje como "provavelmente" o maior Encontro de Tunas do nosso País, com audiências que já superaram os 8000 espectadores num só evento.

Breve história da Noite de Tunas “... decorria o Ano da Graça de 1990 quando um grupo de adoradores do Deus Baco teve a luminosa ideia de fundar o Grupo Musical dos Alegres Amigos das Viagens para fora de Évora...”, entenda-se T.A.U.E. “... E foi assim que, no dia 30 de Maio desse mesmo ano, entraram de rompante nos Claustros do Colégio Espirito Santo, realizando logo ali a sua primeira apresentação pública, por ocasião do 2º Encontro Internacional de Tunas da Universidade de Évora (evento iniciado por elementos que viriam a fundar a Tuna e que esta organiza desde então). Nascia oficialmente, nesse dia, a Tuna Académica da Universidade de Évora...”.

E é assim que todos os anos na quarta-feira da Semana Académica, na última semana de Maio, as Tunas entram uma vez mais de rompante pelos Claustros da nossa Universidade, fazendo alarde dos seus dotes musicais, mostrando o que de melhor se faz neste nosso pequenino mas afinado País, sob a forma da “Noite de Tunas”, comemorativa de mais um aniversário da T.A.U.E..